Brigadeiro low carb
junho 23, 2020

Brigadeiro low carb sem fugir da dieta

Por Ana Luiza

O brigadeiro é uma das sobremesas mais requisitadas em todos os lugares que a gente vai, principalmente se o destino for uma açucarada festa de crianças. Por isso, se você está de dieta, viemos salvar a sua semana para ensinar uma receita de brigadeiro low carb para matar todo o desejo de comer um docinho.

Aposto que a sua barriga está roncando nesse exato momento, mas você já parou pra pensar em como surgiu esse doce tão amado por todos os brasileiros? Siga no post para descobrir e ainda aproveitar essa receita!

 

A história do brigadeiro

Brigadeiro low carb

A origem do nome desse doce sensacional vem do ano de 1946, onde o Brigadeiro Eduardo Gomes estava em campanha presidencial pelo partido UDN. Apoiado pela grande massa da elite carioca, não faltou apoio nesse período para que pudessem arrecadar fundos e, sobretudo, votos.

Heloísa Nabuco de Oliveira, uma dessas pessoas abastadas, acreditou que apoiar a candidatura do brigadeiro seria o mais correto a se fazer, principalmente porque ele representava de maneira bem direta os seus interesses sociais e econômicos. Por isso, à época, ela decidiu criar um doce com a denominação da patente de seu candidato.

Quando foi criado, o brigadeiro tinha ingredientes diferentes: leite, ovos, açúcar, manteiga e chocolate. Antes criado com o objetivo de arrecadar fundos, o doce foi ficando cada vez mais popular e ganhando um grande espaço nos lares de todo o Brasil.

 

Brigadeiro low carb: a receita

Além de toda essa história que envolve a origem do brigadeiro, no Rio Grande do Sul o nome utilizado para o doce era “negrinho”, visto que utilizar a patente para denominar uma sobremesa poderia ser uma grande ofensa à Getúlio Vargas, um homem bem mais influente nessa região.

Sem mais enrolação, agora vamos ensinar a fazer a receita do brigadeiro low carb que não interfere em nada na sua dieta e ainda possui um gosto sensacional. Deixe de lado a ideia de que doces não são bem-vindos durante o emagrecimento! Só não vale exagerar, hein?

Para essa sobremesa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 caixa de creme de leite sem soro;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de adoçante xilitol;
  • 1/2 xícara de cacau em pó.

Para preparar corretamente o seu brigadeiro low carb, será preciso:

  1. Pegar uma panela e misturar todos os ingredientes com muito cuidado;
  2. Levar ao fogo baixo;
  3. Mexer a “massa” por cerca de 4 minutos;
  4. Verificar se o brigadeiro está desgrudando do fundo da panela;
  5. Despejar o brigadeiro low carb em um prato e esperar esfriar;
  6. Por fim, você pode decidir comer de colher ou fazer bolinhas.

Essa é uma receita muito simples e que pode ser feita em qualquer lugar, a hora que quiser. É válido lembrar que, mesmo a receita apresentada sendo low carb, o interessante é que não seja consumida de uma única vez. O consumo em grande quantidade pode levar ao acúmulo de gordura.

Se bateu aquela vontade de comer um docinho no meio da noite, já sabe: brigadeiro low carb.